• novembro 26, 2020

Quais são as opções de contribuição ao INSS disponíveis para autônomos?

Trabalhar como autônomo pode ser interessante considerando o fato de ser dono do próprio negócio, e dessa forma, poder fazer seus próprios horários, organizar suas tarefas da maneira que achar necessário, entre outros fatores.

Contudo, é importante está assegurado em diversas situações como em casos de acidentes que não o permita trabalhar, auxilio paternidade, auxilio maternidade, pensões por morte ou invalidez e aposentadoria. Porém, para ter acesso a esses benefícios é necessário que haja a contribuição do INSS.

Considerado com um déficit gigantesco, o saldo da previdência deve piorar ainda mais devido as condições demográficas decorrente do aumento da expectativa de vida e baixa taxa de natalidade. Sendo assim, a contribuição do INSS se torna um seguro para sua renda futura e garantia de benefícios imediatos.

Etapas para pagamento

O processo de pagamento é bem simples, além de não exigir muitas burocracias pode ser finalizado em poucas etapas.

O Primeiro passo consiste em fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS). No caso de já ter trabalhado de carteira assinada não será necessário pois você já foi inscrito, basta usar o número do PIS que consta da Carteira de Trabalho.

Como deseja contribuir como autônomo, deve selecionar a opção de “Contribuinte Individual”.

O Segundo passo se resume em escolher qual a categoria que deseja contribuir. A duas opções disponíveis diferem-se apenas dos benefícios que são assegurados ao contribuinte.

A opção do código 1007 é indicada para os que desejam pagar apenas 20% do salário mensal com o teto de R$5.645,80. Escolhendo essa opção o contribuinte poderá se aposentar por idade ou por tempo de serviço

A opção do código 1163 é indicado para os que pretendem pagar 11% sobre o salário mínimo. Essa possibilidade é indicada para aqueles que pretendem apenas contribuir para ter acesso aos benefícios, tendo em vista que quando for aposentar, receberão apenas um salário mínimo.

Após concluir as duas etapas, basta pagar a Guia da Previdência Social (GPS), sendo assim, o contribuinte deverá acessar o site todo mês para imprimir o documento e efetuar o pagamento, ou solicitar uma espécie de carnê que poderá ser preenchida manualmente. Os valores estão disponíveis na tabela de contribuição INSS 2022.

Após a guia em mãos, o prazo para pagamento é de até 15 dias do mês subsequente. E para consultar os pagamentos já efetuados, o contribuinte poderá consulta o Extrato INSS 2022 e ficar por dentro das contribuições já realizadas.

  • novembro 13, 2020

Realização do concurso do Ministério da Saúde

Foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 19 de setembro de 2016, a autorização para a realização do concurso do Ministério da Saúde (MS) em 2021. Serão ofertadas 102 vagas no total.

Falando do Ministério da Saúde, é importante frisar o sistema único de saúde, o SUS. Saiba como tirar a segunda via do Cartão SUS e quem tem direito a ele.

As vagas para o Concurso Ministério da Saúde 2021

O edital de abertura do concurso tem um prazo de seis meses para ser publicado. Ou seja, até 21 de março de 2021. As vagas estão divididas em três cargos: 34 para Administrador, 34 para Analista Técnico de Políticas Sociais e 34 para Contador.

Os três cargos exigem nível superior completo. Os aprovados e nomeados farão jus à remuneração inicial no valor de R$4.973,02 para os cargos de administrador e contador e R$6.202,88 para analista. Já incluso o valor do auxílio-alimentação, de R$458.

Último Concurso Ministério da Saúde 2021

O último concurso realizado para o órgão foi em 2013. A seleção teve 18.959 inscritos. A prova teve 120 questões. Divididas em: Conhecimentos Básicos (50) e específicos (70), além de uma redação. Foram reprovados na prova objetivas e eliminado do concurso os participantes que obtiveram nota inferior a: 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos, 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos ou 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

A prova aconteceu no dia 7 de julho de 2013, no período da manhã. Os candidatos tiveram 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. A inscrição só podia ser feita pela internet e a taxa era R$ 80,00 para todos os cargos.

Foram ofertadas 265 vagas divididas nos cargos de administrador (224), analista técnico-administrativo (16), bibliotecário (3), contador (7), economista (9) e engenheiros civil (3) e eletricista (3). Todos os selecionados foram convocados no ano seguinte e garantiram atuação sob o regime estatutário, que dá direito a estabilidade. A carga de trabalho é de 40 horas semanais.

Conhecimento Básicos para Concurso Ministério da Saúde 2021

No concurso de 2013, a prova de Conhecimentos Básicos tinha as seguintes temáticas:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): I Conhecimento do SUS: 1 Constituição da República Federativa do Brasil – Saúde. 2 Evolução das políticas de saúde no Brasil. 3 Sistema Único de Saúde (SUS): conceitos, fundamentação legal, financiamento, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. 4 Vigilância em Saúde. 4.1 Indicadores de nível de saúde da população. 4.2 Doenças de notificação compulsória. 5 Participação popular e controle social. 6 O Pacto pela Saúde. 7 Sistema de informação em saúde. 8 Política 20 Nacional de Educação Permanente em Saúde. 9 Planejamento estratégico em saúde. 10 Política Nacional de Humanização do SUS. II Legislação do SUS: 1 Constituição Brasileira, do art. 196 ao 200. 2 Lei nº 8.080/1990 e Lei nº 8.142/1990 (Sistema Único de Saúde). 3 Decreto nº 7.508/2011.

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:1 Ética, princípios e valores. 2 Ética e democracia: exercício da cidadania. 3 Ética e função pública. 4 Ética no Setor Público. 4.1 Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/ 1994. 4.2 Lei nº 8.112/1990 e alterações: regime disciplinar (deveres e proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades) 4.3 Lei nº 8.429/1992: das disposições gerais, dos atos de improbidade administrativa.

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelas verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos.4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

  • setembro 30, 2020

Como se cadastrar em programas sociais?

Veja abaixo a lista de enquadramento e valor do Bolsa Família 2021:

  1. Benefício Básico – Valor de R$ 77,00;
  2. Benefício Variável Vinculado à Criança ou ao Adolescente de 0 a 15 anos – Valor de R$35,00;
  3. Benefício Variável Vinculado à Gestante – Valor de R$35,00;
  4. Benefício Variável Vinculado à Nutriz – Valor de R$35,00;
  5. Benefício Variável Vinculado ao Adolescente – Valor de R$ 42,00, até dois por família;
  6. Benefício para Superação da Extrema Pobreza – Valor calculado individualmente para cada família;
  7. No dia do cadastro e da inclusão no programa, o beneficiário saberá o quanto receberá de benefício, além das informações necessárias sobre o programa, assim como o calendário e a tabela de pagamento.

Consulta Saldo Bolsa Família

É possível consultar o saldo do Bolsa Família através de uma página dentro do site da Caixa Econômica Federal. É possível realizar a consulta por meio de UF, cidade ou por família. Para tal, o beneficiário deverá entrar na página citada abaixo e escolher uma das opções disponíveis.

  • Acesse o site: www.beneficiossociais.caixa.gov.br;
  • Escolha um dos três tipos de consulta (UF, Município, Família);
  • Selecione a opção que enquadra sua consulta;
  • Preencha os dados corretamente;
  • Clique em “CONSULTAR”.

Por exemplo, se você quiser realizar uma consulta ao Bolsa Família do saldo por nome, é possível faze-lo clicando na opção. Depois é só inserir o NIS e o nome completo do responsável pelo benefício. Ao informar esses dados e clicar em consultar, dentro de poucos instantes você saberá se o benefício já está disponível.

Além da consulta pela Internet, ainda é possível realizar a consulta Bolsa Família em qualquer agência do Caixa. Basta levar o cartão cidadão/bolsa família, apresentar a atendente e informar que você deseja realizar a consulta.

Aplicativo Bolsa Família da Caixa

Se você possui um smartphone, então o aplicativo do Bolsa Família pode ser a solução ideal para você saber todas as informações importantes acerca de seu benefício. O aplicativo é disponibilizado gratuitamente para todas as plataformas, como Android, iOs e Windows Phone.

No aplicativo Bolsa Família, é possível consultar o calendário, saldo, informações e uma série de outros recursos essenciais para qualquer beneficiário do programa. Tudo que é preciso para utilizar o aplicativo do Bolsa Família é baixar o app e informar o número de seu NIS. Feito isso, você poderá acessar suas informações assim que quiser (e tiver conexão com a internet, é claro).

O que você achou do nosso superartigo sobre o Bolsa Família 2021? Conseguiu sanar suas dúvidas em relação ao cadastro, cartão e o saldo? Caso você possua alguma dúvida, deixe um comentário para que a gente ou algum outro usuário possa te ajudar na sua questão.

  • junho 29, 2020

Como fazer Renovação do FIES? Preparamos um passo-a-passo

A renovação do FIES deve ser feita todos os semestres. O processo faz com que o Governo Federal não prenda a verba com um aluno que não esteja frequentando a universidade, verificar a regularidade da instituição e ter controle sobre o programa. A renovação, chamada de aditamento, é um processo eletrônico e simples de ser feito, onde o estudante deve estar a par do regulamento do FIES 2022.

Como fazer Renovação do FIES passo a passo

Todos os estudantes inscritos no programa devem fazer a renovação periódica. Como é um procedimento obrigatório a todos com o FIES regularizado, a instituição de ensino frequentada pelo aluno em sua Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) envia um e-mail para o procedimento.

O aluno deve abrir o e-mail e clicar no link para colocar seu login e senha no sistema do SisFIES. O passo a passo seguinte é:

  • Entrar no site do Fies clicando aqui;
  • Clicar no link “Aditamento Preliminar” na barra lateral esquerda de sua tela;
  • Na próxima página após carregada deve-se clicar em “Realizar Aditamento”;
  • Preencher os dados corretamente e clicar em enviar para o sistema.

Uma folha de confirmação será gerada na sua tela. Imprima e leve para o setor de FIES de sua universidade ou faculdade. Pronto, seu financiamento está devidamente renovado.

Feita a renovação é preciso mais se preocupar com este processo até o final do semestre. Checar os dados no sistema é importante, mas depois de impresso o comprovante seu FIES está garantido.

Se a renovação do FIES não for feita, o que acontece?

O aditamento é a renovação do contrato de financiamento estudantil do aluno com a instituição de ensino, o programa e seu compromisso com o pagamento. Caso não seja feito a matrícula pode ser suspensa e o aluno deverá normalizar a sua situação ou pode perder o semestre.

A renovação possui prazo para ser realizada, sempre entre os semestres de estudo. Ou seja: se você está no segundo semestre o prazo é entre janeiro a março do ano seguinte. Caso esteja finalizando o primeiro semestre deve fazer a renovação entre junho e agosto do mesmo ano.

Posso perder o FIES se não fizer a renovação?

É possível perder o financiamento caso não seja renovado adequadamente. O sistema busca periodicamente alunos que não fizeram a renovação para abrir novas vagas. Afinal, como comprovar que o aluno está estudando se ele não se mostrou presente ao menos ao final do semestre?

Erros na renovação também podem causar o cancelamento da participação do estudante no programa. Caso isso aconteça é importante levar o comprovante de renovação impresso tanto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) como à instituição financeira que fez o financiamento.

Ir até o banco não significa renovar o financiamento

Ir até a instituição financeira a qual o contrato foi assinado e está guardado não ajuda. Todo o sistema do FIES é eletrônico e deve ser feito em seu próprio site. Conferir se as informações estão corretas é importante. O próprio programa do MEC em parceria com o Governo Federal envia os dados do aluno para a instituição financeira após o cancelamento ou suspensão por alguma irregularidade.

  • maio 18, 2020

Oportunidade a quem deseja realizar cursos em instituições privadas gratuitamente

Se você está buscando uma maneira de estudar em instituições particulares sem pagar a mensalidade integral, pode encontrar no Educa Mais Brasil 2020 sua grande chance! Hoje, vamos mostrar a você como esse programa funciona e te passar algumas informações importantes como o Educa Mais Brasil 2020 telefone, os cursos, como fazer a inscrição e muito mais. Para conferir o Educa Mais Brasil 2020 telefone e todas as outras informações, continue conosco!

Educa Mais Brasil 2020 Telefone

Criado há 11 anos, o programa Educa Mais Brasil já beneficiou muito mais de 300 mil pessoas ao redor de todo o país. Quer saber como? Nós explicamos!

Notou-se um interesse muito grande por parte de milhares de brasileiros de estudar em instituições particulares. Porém, ao mesmo tempo, notou-se também que a maioria desses brasileiros, embora tivessem interesse, não tinham condições financeiras de arcar com os valores das mensalidades de forma integral. Foi então que surgiu o programa Educa Mais Brasil.

Oferecendo bolsas de estudo de até 70% em diversas instituições espalhadas pelo país, o Educa Mais Brasil possibilitou que muitas pessoas pudessem ingressar em escolas e universidades, iniciando ou aprimorando seus estudos para adquirir ainda mais conhecimentos e aumentar suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Considerado uma iniciativa de inclusão educacional e social, o Educa Mais Brasil 2020 oferece bolsas de estudo para cursos de educação básica, cursos técnicos, cursos, profissionalizantes, cursinhos pré-vestibular, cursos de graduação e pós-graduação e até cursos de idioma. Se você sempre adiou os estudos porque faltava dinheiro, agora você não terá desculpa!

Mais à frente, informaremos o telefone Educa Mais Brasil para que você possa entrar em contato para tirar suas dúvidas ou verificar o andamento de sua candidatura. Porém, antes disso, vamos falar um pouco mais sobre os cursos e as bolsas oferecidas pelo Educa Mais Brasil 2020.

Cursos e Bolsas

Cursos

Como informamos, os cursos para os quais o Educa Mais Brasil 2021 disponibiliza bolsas podem ser de diversas modalidades. Há mais de 150 mil bolsas de estudo disponíveis e as instituições estão espalhadas por todo o Brasil, aumentando suas chances de obter um ensino de qualidade sem gastar muito.

Todos os cursos disponíveis podem ser encontrados no portal, ou para mais informações, no Educa Mais Brasil 2020 telefone. Clique aqui para acessar.

Bolsas

Com bolsas de até 70% de descontos, os alunos podem economizar muito no valor das mensalidades. Imagine que o seu curso de interesse tenha uma mensalidade de R$ 1.000,00. Se você conseguir uma bolsa de 70%, pagará apenas R$ 300,00. Não é milagre e nem falcatrua, é o programa Educa Mais Brasil atuando a favor dos brasileiros e contribuindo para o desenvolvimento do país.

Telefone e Contato

Se você quer entrar em contato com a equipe do programa através do Educa Mais Brasil 2020 telefone, ligue para:

  • 4007-2020 (capital e regiões metropolitanas)
  • 0800 724 7202 (demais localidades)

Se preferir, acesse essa página, preencha o formulário de contato e aguarde o retorno. Você precisará digitar seu CPF para poder preencher o formulário.

  • abril 4, 2020

Lista de espera do programa universidade para todos está disponível

As provas do ENEM 2020 estão chegando e são essenciais para quem deseja concorrer a uma bolsa do PROUNI 2023. O PROUNI é o Programa Universidade Para Todos, criado pelo Governo Federal em 2004 e busca viabilizar o acesso ao ensino superior através de bolsas de estudos parciais e integrais em instituições privadas do Brasil. Para ser qualificado a concorrer às bolsas do PROUNI 2021, que podem ser integrais ou parciais, o candidato deve ter feito uma boa pontuação no ENEM, ou seja, o mínimo de 450 pontos e a nota da redação deve estar acima de zero, caso contrário, o candidato não poderá concorrer às bolsas do próximo ano.

Cronograma Prouni

O Cronograma do Prouni tem previsão de inscrições semelhante às datas dos anos anteriores, que é na segunda quinzena de janeiro. As inscrições do PROUNI 2023 só se abrem após a divulgação do resultado do ENEM, que deve ocorrer em dezembro.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico www.siteprouni.mec.gov.br e inserir o número de inscrição e a senha do ENEM . Os candidatos devem se atentar ao prazo de inscrições e de resultados dos contemplados que tem data prevista para janeiro desse ano, com segunda chamada prevista para fevereiro desse ano. As datas oficiais ainda não foram informadas, uma vez que dependem do resultado do ENEM 2020, e caso haja algum problema com a prova, as inscrições do PROUNI também deverão ser adiadas ou prorrogadas. A previsão se baseia nas datas dos anos anteriores.

Prouni Vagas

Os candidatos que não forem contemplados nas duas primeiras chamadas Prouni 2021 poderão optar por entrar na lista de espera PROUNI 2023, que disponibilizará as vagas de desistências ou de candidatos que não apareceram para se inscrever. A lista de espera estará disponível para quem quiser se inscrever após os resultados das duas primeiras chamadas do ano de 2021 sem data prevista e será disponibilizada para as instituições privadas de ensino superior, para que façam as convocações por conta própria.

O número de vagas da lista de espera dependerá do número de vagas disponíveis na instituição desejada, de modo que as datas da lista de espera ainda não têm previsão e só poderão ser conhecidas após os resultados da primeira e segunda chamada do PROUNI 2021. Lembrando que o candidato, ao se inscrever no PROUNI, pode inserir apenas duas opções de curso, e poderá ser contemplado apenas em uma delas, em primeira ou segunda chamada.

  • fevereiro 11, 2020

Cadastro para acesso a programas sociais de renda

Cadastrar Senha Cartão Bolsa Família 2021

Depois de receber o Cartão Bolsa Família, o cidadão beneficiário terá de cadastrar uma senha de acesso para ele, sendo que esta senha deverá ser pessoal e totalmente intransferível, não podendo ser perdida ou esquecida, para evitar transtornos com sua recuperação.

O procedimento para cadastro da senha Cartão Bolsa Família deverá ser feito pelo telefone, sendo que após isto, o cidadão beneficiário terá de se dirigir ao atendimento presencial para confirmar a solicitação.

Ligando no telefone que a Caixa Econômica Federal disponibiliza para esta operação, digitando a opção de número 5 e depois a opção de número 2 no menu de atendimento, o cidadão será direcionado para a central correta.

Será fundamental que ele tenha em mãos os seguintes documentos para dar prosseguimento à sua solicitação de cadastro da senha:

  • Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Número do NIS (Número de Identificação Social).

Depois de passar por este atendimento telefônico, o cidadão beneficiário terá de se dirigir até uma agência da Caixa ou até uma casa lotérica munido de seu documento de identidade e do Cartão do Bolsa Família 2020 para que a parte final do processo de cadastramento de senha seja concluída.

Como sacar o pagamento com o Cartão Bolsa Família 2021

A parte mais importante do processo para as famílias carentes que são beneficiadas por este programa assistencial, o pagamento do Bolsa Família 2021 exigirá máxima atenção, pois ele segue um calendário rígido de liberação dos pagamentos mensais.

Este calendário respeita o último dígito do NIS, e coloca datas para recebimento, que deverão ser respeitadas pelos cidadãos pertencentes às famílias carentes que participam do cadastro do Bolsa Família.

Na data estipulada no calendário de pagamento do programa (que é disponibilizado na internet, no site da Caixa, ou pode ser consultado em caixas eletrônicos deste mesmo banco com o Cartão Bolsa Família 2021 ou com o Cartão Cidadão), o cidadão deverá se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou até uma casa lotérica.

Para ambos os casos, ele deverá portar em mãos o:

  • Cartão Bolsa Família com a senha de acesso
  • Cartão Cidadão com a senha de acesso;
  • Documento de identidade com foto para efetuar o saque.

No caso de não estar nem com o Cartão do Bolsa Família, nem com o Cartão Cidadão, para efetuar o saque o cidadão beneficiário deverá se dirigir exclusivamente até uma agência da Caixa Econômica Federal munido do número do NIS e de um documento de identidade com foto para realizar o procedimento de recebimento do pagamento do Bolsa Família.

  • dezembro 18, 2019

Não Passou no SISU? Veja o que fazer!

O SISU é o Sistema de Seleção Unificada pelo qual o Ministério da Educação (MEC) distribui vagas para cursos de universidades públicas. Para concorrer a uma vaga pelo SISU, você deve ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Se após a realização do exame e divulgação da nota, a sua pontuação venha a não ser suficiente para garantir a sua vaga no curso de sua escolha, não se desespere!

SISU no meio do ano

Muitos estudantes que se inscrevem no SISU não sabem que as inscrições do sistema abrem duas vezes por ano a cada 6 meses. Caso a sua nota não tenha garantido o ingresso em uma universidade pública, você ainda pode tentar novamente com a mesma nota uma vaga para a segunda metade do ano. Em contrapartida, terão menos ofertas de vagas.

Lembrando que para concorrer as chances do segundo semestre do SISU, você não pode ter tirado zero na redação e deve ter feito o ENEM no ano em questão. O processo de inscrição é igual ao do começo do ano:

  • Acesse o site oficial do SISU
  • Forneça seus dados pessoais
  • Escolha a primeira e segunda opção de curso, considerando que o sistema dará prioridade a primeira opção
  • Escolha a sua modalidade e aguarde

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa de inciativa privada que oferece bolsas de estudo parciais em instituições privadas. Se você não pode arcar integralmente com as mensalidades do seu curso, esta é uma boa oportunidade para você.

Mais de 18 mil instituições do ensino privado tem vínculo com o programa. Por anos, estudantes de todo Brasil têm conseguido bolsas de até 70% de desconto e realizado e sonho do ensino superior. As inscrições são gratuitas e você pode fazê-la no site do Educa Mais Brasil.

Quando acessar o site, você deve escolher sua modalidade de ensino, por exemplo: graduação, cursos técnicos, idiomas, EAD, entre outros. Logo em seguida, escolha a sua região para ter acesso as bolsas ofertadas. Depois, você deve observar as oportunidades, os descontos oferecidos e os valores.

No site, você poderá escolher a opção mais viável para você. Lembre-se que para garantir a sua bolsa, você não pode estar matriculado no mesmo curso que está escolhendo no site. Forneça seus dados pessoais corretamente na hora de se cadastrar na plataforma e não perca tempo. Garanta já a sua vaga através do Educa Mais Brasil.

  • dezembro 18, 2019

Divulgada lista de ingressantes para o ensino superior

Existem três opções onde é possível fazer a consulta resultado SISU 2022:

  • Consulte no site do SISU, através do boletim do candidato;
  • Consulte nas instituições participantes;
  • Consulte na central de atendimento do MEC, através do telefone 0800-616161.

Essas são as formas disponíveis para que você possa ter conhecimento sobre como foi o seu SISU 2022 resultado e se você vai conseguir uma vaga. Caso você tenha sido aprovado, será necessário aguardar a próxima etapa que consiste na matrícula na instituição onde você estava disputando as vagas. Essa etapa é muito importante e você não pode perder o prazo.

Para ajudar mais ainda o candidato a consultar SISU 2022 resultado mostraremos a seguir um breve passo a passo para realizar a consulta através da internet. Confira:

  • Acesse o site sisu.mec.gov.br/;
  • Visualize o menu lateral “tire suas dúvidas”;
  • Clique em “Resultado”.

O SISU resultado vai mostrar se você conseguiu a vaga pleiteada ou não. Lembrando que você pode concorrer aos dois cursos que marcou, então não deixe de verificar a situação para cada um deles. A consulta é feita de forma gratuita, através de qualquer um dos meios citados acima.

Como funciona a nota de corte Sisu?

É importante entender como funciona a nota de corte do SISU 2022. Durante o período das inscrições o programa calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para cada um.

A nota de corte serve para selecionar o candidato que vai ficar entre os potencialmente selecionados. Sendo assim, quem não tiver uma nota igual ou superior a de corte não consegue concorrer às vagas após o SISU 2022 resultado for divulgado.

Para consultar a nota de corte para o seu curso, basta entrar no site do SISU. Se você tiver uma nota alta, você terá grandes chances de conseguir uma vaga, não deixe de correr atrás o quanto antes.

Como aplicar a nota do SISU para entrar na universidade?

Muitos querem saber como usar a nota do SISU para entrar na universidade. Esse processo não tem segredo, mas para participar do programa de seleção unificada é necessário que você tenha participado da última edição do Enem.

O resultado SISU 2022 vai depender da nota do Enem, é com ela que você concorre as oportunidades do SISU, assim como concorreria se fosse no Prouni. Para entrar na universidade usando a nota do SISU, o primeiro passo é participar do processo seletivo e ter uma nota acima da nota de corte.

Vale lembrar que existem várias instituições de ensino conveniadas com esse programa, logo, é importante que você veja qual na sua região está oferecendo vagas e para quais cursos.

Agora que você já sabe como realizar a consulta SISU resultado 2021 e utilizar a nota do mesmo para ingressar numa universidade pública, não perca tempo e entre já no site do MEC para realizar o processo. Caso exista dúvidas, deixe um comentário logo abaixo. Boa sorte!

  • maio 21, 2019

Como resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista

Você sabe o que é a NFP? Toda vez que você realizar uma compra em um estabelecimento conveniado, o consumidor poderá ter uma parte do valor gasto retornado em forma de créditos. Muita gente não sabe, mas o Governo de São Paulo lançou esse programa com o intuito de diminuir a sonegação de impostos por parte dos comerciantes, lojas do varejo e prestadores de serviço.

Confira a seguir mais informações a respeito desse programa, e saiba como você pode se beneficiar disso.

Como consultar os créditos disponíveis na minha conta

Antes de realizar o primeiro saque, o usuário deverá fazer primeiro uma transferência de 25 reais para comprovar a legitimidade da conta com o CPF cadastro na nota Fiscal Paulista.

  1. Entre no site da NFP, a partir do seu navegador predileto, através do seguinte endereço: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=%2f e clique entrar.
  2. Caso ainda não possua um cadastro, clique em cadastro de pessoa física ou jurídica (de acordo com a sua realidade) e cadastre sua senha.
  3. No próximo passo, insira o número do seu CPF e a senha recém-cadastra, e a seguir clique em OK.
  4. Agora você poderá ver a quantidade de créditos que possui em sua conta. Mesmo que haja uns R$ 1.000,00 disponíveis para ser sacados, a primeira transferência (a chamada de segurança) é de R$ 25 reais. Depois dessa transferência, o usuário poderá fazer quantas transações quiser.

Como transferir o dinheiro para minha conta

Nesse momento, o usuário deverá informar todos os dados bancários de sua conta corrente, e ver quando poderá realizar o próximo saque. Mesmo que você tenha feito suas compras recentemente, demora algum tempo para que esse valor seja devolvido em forma de créditos em sua conta. Por isso mesmo, é necessário ter paciência e sempre estar consultado seu saldo para saber qual é o momento certo para sacar seu dinheiro.

É possível transferir os créditos para uma conta-corrente ou poupança. Ou, caso o usuário preferir, ele poderá utilizar os créditos para abater no pagamento do IPTU.

De onde vem o dinheiro da ICMS?

Como você pode ver no artigo “Estabelecimentos Cadastrados na Nota Fiscal Paulista”, há uma lista de lojas e comércios que fazem parte do programa. Ao comprar produtos ou serviços dessas empresas, um valor do ICMS (que pode chegar até 30%) do que foi gasto é devolvido para o consumidor, geralmente em um prazo de 30 a 40 dias, e esse valor poderá ser utilizado da forma que a pessoa entender.

Contudo, é muito importante que, além de estar cadastrada no programa, a pessoa exija as notas fiscais com o número de seu CPF. É preciso que o estabelecimento registre seu CPF para que os créditos sejam creditados a eles.

E você, já aprendeu a resgatar os créditos da NFP ou ainda ficou com dúvidas? Faça um comentário e compartilhe suas questões com a gente.