Obrigação anual dos cidadãos brasileiros

  • abril 29, 2020

Todos os anos os cidadãos brasileiros tem a obrigação de pagarem diversos impostos, dentre eles está o IPTU. Na capital do estado pernambucano também deve ser pago. O IPTU Recife 2021 está com algumas novidades. Para mais informações sobre o IPTU Recife 2021, confira este post!

IPTU Recife 2021

Aqui neste post você irá conferir todas as informações necessárias sobre o pagamento do IPTU Recife 2021. Continue nos acompanhando para ter acesso a mais detalhes!

✓ Comparando preços? Veja também os valores dos IPTU’s:

  • IPTU 2021 Salvador
  • IPTU 2021 DF
  • IPTU Recife 2021

O IPTU é mais um dos impostos cobrados pelo Governo Federal a todos os cidadãos que possui residências ou terrenos no meio urbano. O pagamento deste imposto é feito todo o início de ano, por todos aqueles que tem obrigatoriedade de pagamento.

O IPTU Recife 2021 tem como objetivo cuidar da cidade, investindo nos seguintes serviços:

  • Coleta de lixo;
  • Asfaltamento de ruas;
  • Manutenção e/ou expansão da iluminação pública;
  • Manutenção e/ou expansão do saneamento básico;
  • Entre outros.

Assim como já mencionamos anteriormente, aqueles que se encaixam como contribuintes do IPTU 2021 é todo o cidadão ou emprese, que seja proprietário de um imóvel, seja casa, apartamento ou até um terreno, que esteja situado em área urbana.

Abaixo, mais informações sobre!

Valor que incide sobre o IPTU Recife 2021

Assim que obtivermos essa informação, voltaremos a atualizar este post!

Atenção: Os contribuintes que pagarem o IPTU Recife 2021 dentro do prazo estipulado pela prefeitura, terá 5% de desconto no valor pago!

Pagamento do IPTU Recife 2021

O pagamento do IPTU Recife 2021 pode ser realizado de duas formas: pela internet ou em agências bancárias.

Os locais que recebem o pagamento deste imposto são as seguintes agências:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Lotéricas;
  • Citibank;
  • HSBC;
  • UNICRED;
  • Multibank;
  • Rede Banorte Matriz.

Vale lembrar que, o não pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, pode ocasionar diversos problemas para os proprietários, entre eles está multas ou até mesmo sendo possível ter o imóvel/terreno penhorado para quitar a dívida.

Consulta e emissão de 2ª via do IPTU Recife

A Prefeitura do Recife disponibiliza em seu site, o serviço de consulta, onde os contribuintes do IPTU Recife 2021 podem ter acesso a mais informações sobre este imposto. Além disso, é possível emitir a 2ª via em caso de perda do documento.

Abaixo, veja como realizar este procedimento:

  • Acesse o site ➟ Clicando aqui e seja redirecionado para o serviço de IPTU;
  • Nesta página, preencha os campos em aberto;
  • Após isto, você deverá clicar na opção “Enviar” para prosseguir com o serviço;
  • Será aberta uma nova janela, na qual você terá que escolher as parcelas que quer imprimir;
  • Digite corretamente os caracteres da imagem;
  • Para finalizar, clique em “Emitir DAM”.

Contato da Prefeitura do Recife

  • Endereço: Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Recife , PE – CEP: 50030-903;
  • Ouvidoria Geral: 0800 281 0040.

Importância do Programa de Integração Social para os trabalhadores

  • abril 15, 2020

O Programa de Integração Social, também conhecido pela sigla PIS, tem uma importância muito grande para milhares de trabalhadores, que dependem desse tipo de apoio para poderem ter uma qualidade de vida mais satisfatória.

Assim, o pagamento do abono salarial, que é uma espécie de décimo quarto salario, tem uma importância única na vida de milhares de pessoas, já que esse salário mínimo pago ao final do ano, serve para as pessoas acertaram suas vidas, pagar contas atrasadas, além de milhares de outras ações que elas tomam ganhando esse dinheiro do Governo.

Por isso, é importante saber quando vai sair o próximo lote da tabela PIS 2021, já que o pagamento desse benefício vai ser divido durante todo o ano de 2017, por conta da crise econômica e falta de verba no caixa do Governo.

Valor do abono salarial

O abono salarial pago no ano de 2017 sofreu um reajuste devido ao aumento do salário mínimo, desse modo, ele passou de 860 reais, como era até 2016, para o valor de 937, igual ao que Governo ordenou que fosse o salário mínimo.

Com esse aumento, o Governo Federal vai ter um gasto maior em cima do pagamento desse benefício, até por isso, a questão de parcelar o pagamento em várias partes durante o ano, tem uma importância ainda maior.

Próximo grupo a sacar o abono salarial

O pagamento do abono salarial é feito conforme o mês que cada pessoa nasceu, ou seja, de acordo com a data de nascimento que cada um tenha, é que se determinou essa ordem dos pagamentos

Assim, nesse mês de fevereiro, a consulta PIS poderá ser realizada pelas pessoas que nasceram nos meses de março e abril. O saque deve ser sempre realizado nas agências da Caixa Econômica Federal pelos empregados da iniciativa privada.

Lembrando que para executar esse saque, é necessário levar um documento de idêntica com foto, o seu cartão cidadão e também a senha utilizada nesse cartão, para que esse pagamento seja liberado pelo funcionário.

Para se ter direito ao saque desse PIS, é preciso que você tenha trabalhado pelo menos um ano em uma mesma empresa, tenha todos os tributos junto ao Governo Federal corretamente quitados e também uma questão importante é estar matriculado dentro do Caixa PIS 2021 por pelo menos cinco anos e também ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (RAIS).

Se qualquer um desses critérios mencionados não forem cumpridos, o abono salarial não será pago. Por isso, preste atenção nos requisitos, para não tem uma viagem perdida até uma Agência da Caixa Econômica Federal e pior, planejar um pagamento de alguma conta ou dívida atrasada, com esse dinheiro, o qual, não será depositado por falha em algum aspecto obrigatório a se cumprir.

Assim, antes de ir para essa agência, confira todos os documentos e veja se cumpre todos os requisitados obrigatórios exigidos pelo Governo para exercer esse pagamento do abono salarial ao final do ano.

Lista de espera do programa universidade para todos está disponível

  • abril 4, 2020

As provas do ENEM 2020 estão chegando e são essenciais para quem deseja concorrer a uma bolsa do PROUNI 2021. O PROUNI é o Programa Universidade Para Todos, criado pelo Governo Federal em 2004 e busca viabilizar o acesso ao ensino superior através de bolsas de estudos parciais e integrais em instituições privadas do Brasil. Para ser qualificado a concorrer às bolsas do PROUNI 2021, que podem ser integrais ou parciais, o candidato deve ter feito uma boa pontuação no ENEM 2020, ou seja, o mínimo de 450 pontos e a nota da redação deve estar acima de zero, caso contrário, o candidato não poderá concorrer às bolsas do próximo ano.

Cronograma Prouni

O Cronograma do Prouni 2021 tem previsão de inscrições semelhante às datas dos anos anteriores, que é na segunda quinzena de janeiro. As inscrições do PROUNI 2021 só se abrem após a divulgação do resultado do ENEM, que deve ocorrer em dezembro.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico www.siteprouni.mec.gov.br e inserir o número de inscrição e a senha do ENEM 2020. Os candidatos devem se atentar ao prazo de inscrições e de resultados dos contemplados que tem data prevista para janeiro de 2021, com segunda chamada prevista para fevereiro de 2021. As datas oficiais ainda não foram informadas, uma vez que dependem do resultado do ENEM 2020, e caso haja algum problema com a prova, as inscrições do PROUNI também deverão ser adiadas ou prorrogadas. A previsão se baseia nas datas dos anos anteriores.

Prouni Vagas

Os candidatos que não forem contemplados nas duas primeiras chamadas Prouni 2021 poderão optar por entrar na lista de espera PROUNI 2021, que disponibilizará as vagas de desistências ou de candidatos que não apareceram para se inscrever. A lista de espera estará disponível para quem quiser se inscrever após os resultados das duas primeiras chamadas do ano de 2021 sem data prevista e será disponibilizada para as instituições privadas de ensino superior, para que façam as convocações por conta própria.

O número de vagas da lista de espera dependerá do número de vagas disponíveis na instituição desejada, de modo que as datas da lista de espera ainda não têm previsão e só poderão ser conhecidas após os resultados da primeira e segunda chamada do PROUNI 2021. Lembrando que o candidato, ao se inscrever no PROUNI, pode inserir apenas duas opções de curso, e poderá ser contemplado apenas em uma delas, em primeira ou segunda chamada.

Cadastro para acesso a programas sociais de renda

  • fevereiro 11, 2020

Cadastrar Senha Cartão Bolsa Família 2021

Depois de receber o Cartão Bolsa Família, o cidadão beneficiário terá de cadastrar uma senha de acesso para ele, sendo que esta senha deverá ser pessoal e totalmente intransferível, não podendo ser perdida ou esquecida, para evitar transtornos com sua recuperação.

O procedimento para cadastro da senha Cartão Bolsa Família deverá ser feito pelo telefone, sendo que após isto, o cidadão beneficiário terá de se dirigir ao atendimento presencial para confirmar a solicitação.

Ligando no telefone que a Caixa Econômica Federal disponibiliza para esta operação, digitando a opção de número 5 e depois a opção de número 2 no menu de atendimento, o cidadão será direcionado para a central correta.

Será fundamental que ele tenha em mãos os seguintes documentos para dar prosseguimento à sua solicitação de cadastro da senha:

  • Número do CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Número do NIS (Número de Identificação Social).

Depois de passar por este atendimento telefônico, o cidadão beneficiário terá de se dirigir até uma agência da Caixa ou até uma casa lotérica munido de seu documento de identidade e do Cartão do Bolsa Família 2020 para que a parte final do processo de cadastramento de senha seja concluída.

Como sacar o pagamento com o Cartão Bolsa Família 2021

A parte mais importante do processo para as famílias carentes que são beneficiadas por este programa assistencial, o pagamento do Bolsa Família 2021 exigirá máxima atenção, pois ele segue um calendário rígido de liberação dos pagamentos mensais.

Este calendário respeita o último dígito do NIS, e coloca datas para recebimento, que deverão ser respeitadas pelos cidadãos pertencentes às famílias carentes que participam do cadastro do Bolsa Família.

Na data estipulada no calendário de pagamento do programa (que é disponibilizado na internet, no site da Caixa, ou pode ser consultado em caixas eletrônicos deste mesmo banco com o Cartão Bolsa Família 2021 ou com o Cartão Cidadão), o cidadão deverá se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal ou até uma casa lotérica.

Para ambos os casos, ele deverá portar em mãos o:

  • Cartão Bolsa Família com a senha de acesso
  • Cartão Cidadão com a senha de acesso;
  • Documento de identidade com foto para efetuar o saque.

No caso de não estar nem com o Cartão do Bolsa Família, nem com o Cartão Cidadão, para efetuar o saque o cidadão beneficiário deverá se dirigir exclusivamente até uma agência da Caixa Econômica Federal munido do número do NIS e de um documento de identidade com foto para realizar o procedimento de recebimento do pagamento do Bolsa Família.

Não Passou no SISU? Veja o que fazer!

  • dezembro 18, 2019

O SISU é o Sistema de Seleção Unificada pelo qual o Ministério da Educação (MEC) distribui vagas para cursos de universidades públicas. Para concorrer a uma vaga pelo SISU, você deve ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Se após a realização do exame e divulgação da nota, a sua pontuação venha a não ser suficiente para garantir a sua vaga no curso de sua escolha, não se desespere!

SISU no meio do ano

Muitos estudantes que se inscrevem no SISU não sabem que as inscrições do sistema abrem duas vezes por ano a cada 6 meses. Caso a sua nota não tenha garantido o ingresso em uma universidade pública, você ainda pode tentar novamente com a mesma nota uma vaga para a segunda metade do ano. Em contrapartida, terão menos ofertas de vagas.

Lembrando que para concorrer as chances do segundo semestre do SISU, você não pode ter tirado zero na redação e deve ter feito o ENEM no ano em questão. O processo de inscrição é igual ao do começo do ano:

  • Acesse o site oficial do SISU
  • Forneça seus dados pessoais
  • Escolha a primeira e segunda opção de curso, considerando que o sistema dará prioridade a primeira opção
  • Escolha a sua modalidade e aguarde

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa de inciativa privada que oferece bolsas de estudo parciais em instituições privadas. Se você não pode arcar integralmente com as mensalidades do seu curso, esta é uma boa oportunidade para você.

Mais de 18 mil instituições do ensino privado tem vínculo com o programa. Por anos, estudantes de todo Brasil têm conseguido bolsas de até 70% de desconto e realizado e sonho do ensino superior. As inscrições são gratuitas e você pode fazê-la no site do Educa Mais Brasil.

Quando acessar o site, você deve escolher sua modalidade de ensino, por exemplo: graduação, cursos técnicos, idiomas, EAD, entre outros. Logo em seguida, escolha a sua região para ter acesso as bolsas ofertadas. Depois, você deve observar as oportunidades, os descontos oferecidos e os valores.

No site, você poderá escolher a opção mais viável para você. Lembre-se que para garantir a sua bolsa, você não pode estar matriculado no mesmo curso que está escolhendo no site. Forneça seus dados pessoais corretamente na hora de se cadastrar na plataforma e não perca tempo. Garanta já a sua vaga através do Educa Mais Brasil.

Divulgada lista de ingressantes para o ensino superior

  • dezembro 18, 2019

Existem três opções onde é possível fazer a consulta resultado SISU 2021:

  • Consulte no site do SISU, através do boletim do candidato;
  • Consulte nas instituições participantes;
  • Consulte na central de atendimento do MEC, através do telefone 0800-616161.

Essas são as formas disponíveis para que você possa ter conhecimento sobre como foi o seu SISU 2021 resultado e se você vai conseguir uma vaga. Caso você tenha sido aprovado, será necessário aguardar a próxima etapa que consiste na matrícula na instituição onde você estava disputando as vagas. Essa etapa é muito importante e você não pode perder o prazo.

Para ajudar mais ainda o candidato a consultar SISU 2021 resultado mostraremos a seguir um breve passo a passo para realizar a consulta através da internet. Confira:

  • Acesse o site sisu.mec.gov.br/;
  • Visualize o menu lateral “tire suas dúvidas”;
  • Clique em “Resultado”.

O SISU resultado vai mostrar se você conseguiu a vaga pleiteada ou não. Lembrando que você pode concorrer aos dois cursos que marcou, então não deixe de verificar a situação para cada um deles. A consulta é feita de forma gratuita, através de qualquer um dos meios citados acima.

Como funciona a nota de corte Sisu?

É importante entender como funciona a nota de corte do SISU 2021. Durante o período das inscrições o programa calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos para cada um.

A nota de corte serve para selecionar o candidato que vai ficar entre os potencialmente selecionados. Sendo assim, quem não tiver uma nota igual ou superior a de corte não consegue concorrer às vagas após o SISU 2021 resultado for divulgado.

Para consultar a nota de corte para o seu curso, basta entrar no site do SISU. Se você tiver uma nota alta, você terá grandes chances de conseguir uma vaga, não deixe de correr atrás o quanto antes.

Como aplicar a nota do SISU para entrar na universidade?

Muitos querem saber como usar a nota do SISU para entrar na universidade. Esse processo não tem segredo, mas para participar do programa de seleção unificada é necessário que você tenha participado da última edição do Enem.

O resultado SISU 2021 vai depender da nota do Enem, é com ela que você concorre as oportunidades do SISU, assim como concorreria se fosse no Prouni. Para entrar na universidade usando a nota do SISU, o primeiro passo é participar do processo seletivo e ter uma nota acima da nota de corte.

Vale lembrar que existem várias instituições de ensino conveniadas com esse programa, logo, é importante que você veja qual na sua região está oferecendo vagas e para quais cursos.

Agora que você já sabe como realizar a consulta SISU resultado 2021 e utilizar a nota do mesmo para ingressar numa universidade pública, não perca tempo e entre já no site do MEC para realizar o processo. Caso exista dúvidas, deixe um comentário logo abaixo. Boa sorte!

Como resgatar os créditos da Nota Fiscal Paulista

  • maio 21, 2019

Você sabe o que é a NFP? Toda vez que você realizar uma compra em um estabelecimento conveniado, o consumidor poderá ter uma parte do valor gasto retornado em forma de créditos. Muita gente não sabe, mas o Governo de São Paulo lançou esse programa com o intuito de diminuir a sonegação de impostos por parte dos comerciantes, lojas do varejo e prestadores de serviço.

Confira a seguir mais informações a respeito desse programa, e saiba como você pode se beneficiar disso.

Como consultar os créditos disponíveis na minha conta

Antes de realizar o primeiro saque, o usuário deverá fazer primeiro uma transferência de 25 reais para comprovar a legitimidade da conta com o CPF cadastro na nota Fiscal Paulista.

  1. Entre no site da NFP, a partir do seu navegador predileto, através do seguinte endereço: https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/login.aspx?ReturnUrl=%2f e clique entrar.
  2. Caso ainda não possua um cadastro, clique em cadastro de pessoa física ou jurídica (de acordo com a sua realidade) e cadastre sua senha.
  3. No próximo passo, insira o número do seu CPF e a senha recém-cadastra, e a seguir clique em OK.
  4. Agora você poderá ver a quantidade de créditos que possui em sua conta. Mesmo que haja uns R$ 1.000,00 disponíveis para ser sacados, a primeira transferência (a chamada de segurança) é de R$ 25 reais. Depois dessa transferência, o usuário poderá fazer quantas transações quiser.

Como transferir o dinheiro para minha conta

Nesse momento, o usuário deverá informar todos os dados bancários de sua conta corrente, e ver quando poderá realizar o próximo saque. Mesmo que você tenha feito suas compras recentemente, demora algum tempo para que esse valor seja devolvido em forma de créditos em sua conta. Por isso mesmo, é necessário ter paciência e sempre estar consultado seu saldo para saber qual é o momento certo para sacar seu dinheiro.

É possível transferir os créditos para uma conta-corrente ou poupança. Ou, caso o usuário preferir, ele poderá utilizar os créditos para abater no pagamento do IPTU.

De onde vem o dinheiro da ICMS?

Como você pode ver no artigo “Estabelecimentos Cadastrados na Nota Fiscal Paulista”, há uma lista de lojas e comércios que fazem parte do programa. Ao comprar produtos ou serviços dessas empresas, um valor do ICMS (que pode chegar até 30%) do que foi gasto é devolvido para o consumidor, geralmente em um prazo de 30 a 40 dias, e esse valor poderá ser utilizado da forma que a pessoa entender.

Contudo, é muito importante que, além de estar cadastrada no programa, a pessoa exija as notas fiscais com o número de seu CPF. É preciso que o estabelecimento registre seu CPF para que os créditos sejam creditados a eles.

E você, já aprendeu a resgatar os créditos da NFP ou ainda ficou com dúvidas? Faça um comentário e compartilhe suas questões com a gente.