Conheça a história do transporte de cargas

  • setembro 2, 2021

A evolução do transporte marítimo é um fascinante estudo do avanço da tecnologia. Como a tecnologia tem mudado ao longo da história, a maneira com que nós transportamos produtos e mercadorias também mudou.

Nos tempos antigos, o transporte de carga era realizado por dois métodos principais: animal e barco. Quando os agricultores levavam grãos ou gado para o mercado, os produtos eram retirados em um carrinho por um boi, uma mula, um cavalo ou algum outro animal forte. Os navios podiam transportar grandes quantidades de produtos via água, mas isso era útil apenas se você vivesse em um lugar que tivesse acesso à água. Os sistemas de canais aumentaram consideravelmente a acessibilidade das cidades para bens e serviços, e – começando por volta de 300 a.C. – os gregos começaram a usar um sistema de eclusas para elevar e baixar navios.

O barco a vapor foi um pulo à frente no transporte porque permitiu que produtos fossem enviados rio acima e através de canais que eram inacessíveis por barcos a vela. Repentinamente, o transporte de cargas para o exterior tornou-se muito mais rápido que antes e as quantidades enviadas cresceram juntamente com o tamanho dos navios.

Em meados de 1800, o transporte de barco por canal sofreu com a concorrência das ferrovias, que foram sendo construídas rapidamente nas Américas e na Europa. Agora, as cidades que não tinham acesso aos cursos de água puderam crescer, uma vez que os produtos podiam chegar de trem mais rápido do que nunca.

O advento do caminhão no início do século 20, seguido pelo avião de carga, significou grandes saltos à frente no modo como quão rapidamente os produtos podem ser enviados. Os transportadores modernos costumam usar métodos combinados para os envios internacionais, dependendo de onde o destinatário reside e o que está sendo enviado, permitido até mesmo o rastreamento loggi. O advento dos computadores significa que você pode rastrear sua remessa e – em poucos minutos após a entrega – saber que ele chegou em segurança ao seu destino.

Compreender a história e a evolução do transporte nos ajuda a apreciar as vantagens que desfrutamos nos tempos modernos. O envio de produtos está mais seguro, mais rápido e mais acessível do que nunca.

Ingrid

E-mail : admin@ibegconcursos.com.br

Submit A Comment

Must be fill required * marked fields.

:*
:*