Estados que oferecem CNH de forma gratuita

  • maio 14, 2020

Para você participar e conseguir a sua Carteira Nacional de Habilitação gratuita, é necessário primeiro conhecer quais são os estados com CNH Social 2020. Se o local onde você mora estiver na lista de estados com CNH Social 2020, então você poderá usufruir deste benefício oferecido pelo Governo Federal.

Centenas de pessoas já utilizaram esse serviço oferecido pelo Governo Federal por não terem condições de pagar para emitir a CNH de modo convencional.

O programa CNH Social, conhecido também como CNH Popular, oferece de forma gratuita todas as etapas do processo de emissão da CNH. O beneficiado não pagará por nenhuma etapa. O benefício abrange exames, provas obrigatórias e emissão do documento.

Esta iniciativa do governo beneficia todas as pessoas mais vulneráveis economicamente na sociedade, como desempregados e ex-presidiários.

Requisitos da CNH Social

Todos os estados com CNH Social 2020 possuem requisitos específicos para poderem oferecer de forma gratuita a CNH. Esses requisitos foram elaborados justamente para fazer com que a oferta desse benefício seja justa.

Confira quais são esses requisitos:

  • Possuir idade superior a 18 anos;
  • Possuir uma renda per capita familiar mensal de até 2 salários mínimos;
  • É preciso também que o cidadão saiba ler e escrever;
  • Estar desempregado há pelo menos 1 ano;
  • Ser beneficiário de algum programa social como o Minha Casa Minha Vida ou Bolsa Família;
  • Estar com o cadastro em dia no CadÚnico;
  • Ser egresso ou estudante de escola pública.
  • Pode haver pequenas diferenças em um requisito ou outro de acordo com o estado.

Inscrição nos Estados com CNH Social

As inscrições são, na maioria das vezes feitas, de forma totalmente online, ou seja, pela internet. Para isso, você precisa ter apenas um computador ou algum dispositivo conectado à Internet.

As datas para 2020 ainda não foram divulgadas, portanto, será necessário acompanhar todas as informações que forem divulgadas oficialmente em breve.

Como Fazer o Cadastro

Depois de ter verificado todas as condições necessárias exigidas por todos os estados com CNH Social 2020 e ter concluído que você pode ser beneficiado pelo programa, será necessário, então, realizar o seu cadastro para conseguir a sua CNH.

Esse cadastro é muito simples de ser realizado, você precisará apenas seguir algumas dicas que vamos te ensinar. Veja abaixo:

  • Pesquise qual é o site do Detran do seu estado (os links estarão no próximo tópico);
  • No campo de busca, procure por CNH Social ou CNH Popular;
  • Siga as instruções de inscrição e conclua o seu cadastro.

Lista dos Estados com CNH Social

Como nós dissemos, nem todos os estados possuem parceria com o governo e oferecem o programa CNH Social. É preciso verificar no seu estado se existe essa disponibilidade.

Os estados que possuem esse programa no momento são: Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outros.

É bom ressaltar que o SEST (Serviço Social do Transporte) e o SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) também são parceiros desse programa e oferecem a CNH gratuitamente. Informe-se no seu estado!

Ingrid

E-mail : admin@ibegconcursos.com.br

Submit A Comment

Must be fill required * marked fields.

:*
:*